segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lições

O fim de semana foi difícil. Mas considero que aprendemos alguma coisa. Conversar sobre política é muito importante. Mesmo que tenhamos perdido um pouco o controle na paixão pelas idéias, mesmo que tenhamos tropeçado nas palavras mais duras, mesmo que tenhamos falado alto demais...
Não estamos mais acostumados a falar sobre isso. De minha parte, o entusiasmo diminuiu muito com a desilusão com o PT ( que se tornou um partido como outro qualquer ) e com os problemas éticos do governo Lula. Embora reconheça muitos méritos na área social do governo dos trabalhadores...
Mas a candidatura do Gabeira e uma perspectiva de mudança me deram entusiasmo para voltar a conversar sobre política. De maneira nenhuma gostaria de impor conceitos, valores, esperanças... Talvez tenha exagerado na defesa dos meus pontos de vista. E se o fiz, foi apenas por entusiamo. Sem querer diminuir ou calar ninguém.
Garanto que é muito melhor conversar com vocês, pessoas sensíveis, inteligentes e bacanas sobre esses temas polêmicos ( política, religião e futebol ). E aí, subescrevo o texto do Sá quando ele diz que prefere ficar entre nós, que nos amamos, nos respeitamos e que tivemos divergências e que as externamos. E gosto também quando ele fala que somos diferentes e somos iguais.
O Bonde tem uma cacterística muito legal que deve ser o que nos faz tão felizes e ligados: a diversidade. Temos idades, credos, orientações sexuais, vivências, times, dúvidas, certezas diferentes mas temos uma forte relação de amizade que compreende e absorve tudo isso com muito carinho.
Lamento a derrota do Gabeira. Insisto que ele poderia trazer o novo. Talvez fosse uma tola esperança.... E agora espero que o novo governo atenda a esperança dos seus eleitores. E da própria cidade. O Rio não merece mais um prefeito ruim.

Ricardo

Nenhum comentário: