quinta-feira, 16 de outubro de 2008

As voltas que o mundo dá...

Sempre votei no Gabeira. Também fiz campanha para ele em 86, também estive com meus filhos no inesquecível abraço à Lagoa, também ajudei a elegê-lo deputado algumas vezes.
Cantei alto em comícios a música linda da Rita Lee "a gente sonha alto, com os pés no chão..."
Sempre entendi que era fundamental seu comportamento transversal dentro da Câmara, lotada de gente careta e corrupta.
Votei nele agora, mas confesso que não foi um voto feliz. Não gosto dos partidos que o apóiam, acho Cesar Maia um péssimo prefeito, e estão todos juntos. Agora, o que eu não entendo mesmo é como hoje ele tem, inacreditavelmente, os votos de uma gente homofóbica, reaça e contra a descriminalização da maconha, por exemplo. Uma gente que sempre o criticou.
Portanto, as concessões já começaram faz tempo...
Ou o mundo mudou e está extremamente progressista (o que eu acho ótimo, mas não é o que vejo), ou quem mudou foi o Gabeira.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não sou ingênuo de acreditar que o Gabeira não fez concessões...Mas ainda acho que ele poderá fazer um governo diferente. Está claro que o Cesar Maia quer salvar alguma coisa dessa péssima administração. Caberá ao Gabeira aproveitar o que serve ( se é que alguma coisa serve ) e jogar o resto no lixo. Vai ser difícil governar mas eu acho que ele vai saber negociar ( e ao negociar, evidentemente vai abrir mão de algo com o objetivo de conseguir alguma coisa maior ). Pode ser apenas uma tola esperança mas mantenho a posição.
Gabeira neles !

Ricardo

Anônimo disse...

Eu, sem querer ... querendo, ia votar no Gabeira, mas misquici do número dele e... votei na Jandira!
Companheira, mais coerente, na verdade votei até mais tranquilo do que no Gabeira.
Ingênuo que fui ...
Ela apoia agora o Eduardo Paes!
Porra Jandira!
Perdeu meu voto futuro.
Pensando bem estou com a Bia, mas um pouquinho de expectativa positiva é melhor do que anular o voto.
Vou de Gabeira.

Anônimo disse...

Admiro o Gabeira e teria votado nele no primeiro turno se estivesse no Rio.
Com certeza votarei nele no segundo turno.
Vamos na expectativa positiva como disse a minha amiga!

Anônimo disse...

Parafraseando meu maridão: pode ser uma tola esperança - GABEIRA 43!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gente,
Eu não acho que o Gabeira mudou e nem, infelizmente, que o mundo todo esteja ficando muito progressista.
Eu acho é que os mais diferentes apoios que ele tem recebido respondem a cálculos políticos os mais diversos, que passam pela questão nacional, passam pela tentativa de salvação de uma derrota percebida como possível, etc, etc. Cálculos que eu não entendo que sejam os mesmos que ele tem demonstrado como seus.
Acho ainda que está difícil pensarmos em partido progressista, num sentido mais ampliado, nos últimos tempos.
O que acho é que há sempre muita distância entre bandeiras, que podem ser progressistas, e práticas, que com muita freqüência denunciam enormes contradições mesmo dos representantes das chamadas esquerdas. No macro e no micro.
Vejo isso no dia-a-dia do meu local de trabalho, uma instituição pública de ensino superior, em que pessoas tão "progressistas" fazem coisas indescritíveis, passam por cima de todas as regras para salvaguardar seus interesses, sempre compreendidos como legítimos.
Acho que o que o Gabeira traz de novo é fazer política com uma cara limpa, cara de quem acabou de dar um mergulho na praia, com todo o frescor, com toda gentileza, com aquilo que entendemos como a "nossa cara", a cara dos nossos amigos, a cara "do bem", afinal, "bem" que muitos de nós tentam cultivar no seu cotidiano, ainda que isso possa parecer moralista para alguns.
Acho que ele tem deixado isso claro nos debates de que tem participado, como o de ontem na Record, em que fica sempre óbvia a distância entre ele, uma pessoa que se preparou "a vida inteira para a vida inteira", como ele diz, de uma pessoa que é teleguiada, um robô, como tantos da nossa vida política,para dizer o mínimo.
É claro que depois, se ele assumir, sabemos que terá muitas dificuldades em governar. E que claro, terá que fazer concessões.
Mas não acho que ele as esteja fazendo a priori, no estilo "é dando que se recebe", que tanto tem caracterizado a nossa vida política, universitária, etc.,etc.
E espero que ele tenha habilidade e criatividade para fazê-las em termos diferentes do que tem pautado as práticas políticas nesses tempos. É nisso que estou apostando.
Então, eu pessoalmente estou muito esperançosa e muito desejosa da sua vitória.
Tenho me sentido muito derrotada ultimamente, em muitos aspectos do dia-a-dia, em que os "podres poderes" sempre mostram a sua cara com muita força. Acho que isso é o que vêm sentindo os nosssos filhos (acho não, tenho certeza),e os jovens de modo geral.
Por isso, acho que, ao invés de pensarmos em termos de política nacional (seja no caso de quem não gosta das alianças dele, ou de quem gosta), devíamos pensar em presentear a nossa cidade e cada um de nós que nela habita com uma outra possibilidade de futuro. Que não vai ser mágica, como o Gabeira mesmo tem afirmado.
Mas que me parece mais verdadeira, mais pulsante, mais generosa, mais humana enfim.
É isso, amigos!
Gabeira 43! Todos de verde no dia 25 e 26!

Bia Prado disse...

Queria acreditar nisso profundamente. Ainda não acredito. Como votarei nele, quem sabe daqui a alguns meses estou profundamente orgulhosa do meu voto?
Quanto às descrenças do dia a dia, essas a gente ainda não conseguiu ver saída. Mas temos que continuar agindo da forma que acreditamos, pq estamos, no mínimo, contaminando nossos filhos, os amigos dos nossos filhos... e quem sabe eles ajudam a mudar o mundo? :)

Anônimo disse...

Ana...
Estou com você. É bom ter esperança.
beijo
Ricardo

Anônimo disse...

Eu sou Gabeira e sempre fui... 4 e 3 são os números que clicarei na hora hehe

Anônimo disse...

Querida Ana.

Adorei sua análise corajosa e cheia de esperança!
Vamos de verde e de 43!!!!!!

Anônimo disse...

O Arnaldo Jabor em sua coluna de hoje defende o Gabeira e o Kassab, compara ambos ao Obama. Sua coluna é um nojo. Para justificar a sua assumida preferência por ambos afirma:"No Brasil de hoje, pós-ideológico, emergente, as prefeituras tem um papel purificador. Podem ser as células-tronco"...blá-blá-blá.
Pós-ideológico é o cacete. Eu voto e pretendo continuar votando em quem tem e assume compromisso de diminuir a absurda desigualdade social deste pobre e desafortunado país. Fernando Henrique (de quem o Jabor tornou-se uma viúva saudosa ou desavergonhada) era de esquerda. Apoiado pelo DEM fez um governo que não reduziu as desigualdades nesse pais. Lula com suas alianças espúrias (é assim que as alianças nos são apresentadas) está diminuindo as desigualdades. O Gabeira está sendo apoiado pelo DEM de Cesar Maia. Duvido que alguém saiba para que lado ele governará. Aliás o que é governo técnico sem uma ideologia? Discordo portanto que o Brasil está pós-ideológico. A atual popularidade do presidente não é pós-ideológica. Gabeira é crítico festejado desse governo. A sorte dele é que o adversário é mauricinho.
Acho o Gabeira muito parecido com o FHC, aliás hoje em seu programa eleitoral ele diz que o Rio precisa de um interlocutor competente, ELE!
Estou cético como a Bia.

Anônimo disse...

Sá...
Jabor é insuportável... Não vale a pena esquentar a cabeça com o que ele fala. Como vc bem disse, ele é viúva do FHC.
Gabeira pode ser a esperança de um bom governo, mesmo com as raposas do DEM e do PSDB a sua volta. Você mesmo tem elogiado ( e eu concordo com isso) as vitórias no campo social do Lula, aliado com PL e outras coisitas mais e más...
Acho que o Gabeira pode fazer um governo melhor, ético e moderno. Mas, ao mesmo tempo que tenho esperança, tenho um pé atrás...
Depois das bobeiras do Lula que eu admirava e fazia campanha, me desiludi com os políticos...
No entanto, convenhamos, Gabeira é melhor que o opositor em todos os sentidos...Quem sabe ele não inicia uma transformação ?
Adoro ver o blog fervilhando !!!!
Ricardo