terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A trilha sonora do Bonde

Quando o Gaúcho começou com a história de chamar o Ricardo de Don (o dele é com N), imediatamente me lembrei de uma música que eu amo. E que sempre me emociona.
"É o bonde do dom que me leva, os anjos que me carregam...".
Era a síntese do que eu sentia junto dessas pessoas.
E assim eu nos batizei de Bonde do Dom (o meu é com M).
Olhava pra cada um, pras nossas risadas intermináveis e cantava em silêncio "nas asas do bem desse mundo, carrego um quintal lá no fundo...".
E assim, Marisa Monte passou a ser parte integrante desse nosso encontro.
Hoje eu comprei o novo DVD dela. E fiquei, mais uma vez, tomada pelas suas músicas.
E fiquei vendo aquele monte de amigos juntos, cantando, viajando, rindo e, mais uma vez, lembrei da gente.
Hoje é o penúltimo dia do ano.
Foi um ano feliz, mas uma certa melancolia tem me acompanhado.
Tem uma coisa de repensar o que aconteceu ao longo do ano. É sempre a mesma coisa. É o que todo mundo sente.
Fico aqui brigando com a sombra do meu olho. Fico aqui sentada horas na frente do computador trabalhando. Vejo a novela. Lembro dos amigos que estão longe. Sinto falta do barulho que meu filho faz. Paparico minha filha. Converso com meu marido. Corro e malho. Falo com os amigos...
E assim, vou espantando as angústias. E no tal balanço, vou me dando conta que foi um ano bom. Muito bom.
"Novo dia, sigo pensando em você, fico tão leve que não levo o padecer...".
E aí, dá uma vontade enorme de continuar. Dá uma vontade gigantesca de que tudo continue como era antes.
Não é mais. Mas ainda é bom demais.
Simplesmente porque continuamos juntos. Simplesmente porque temos a praia. Temos encontros marcados diariamente. Temos muitas festas para nos divertir.
A do ano queeeeeeeeeeee vem está chegando. Né Joana e Claudio?
E teremos novas músicas pra nos companhar.
E lembro de uma outra música. Tribalistas. E que diz assim:
"Os tribalistas já não querem ter razão
Não querem ter certeza, não querem ter juízo nem religião
Os tribalistas já não entram em questão
Não entram em doutrina, em fofoca ou discussão
Chegou o tribalismo no pilar da construção...
...O tribalismo é um anti-movimento
Que vai se desintegrar no próximo momento
O tribalismo pode ser e deve ser o que você quiser
Não tem que fazer nada, basta ser o que se é
Chegou o tribalismo, mão no teto e chão no pé..."
É fé na taba!
Feliz 2009.
Beijos
Bia

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba ! Como você sabe emocionar as pessoas, Bia. Depois de ler o teu texto, eu me sinto mais feliz.
Como é bom participar dessa tribo...Como é bom ser seu amigo...
Como é bom poder clicar bonde do dom e saber das pessoas, suas histórias e suas emoções.
Teu texto já iluminou o meu último dia do ano. E com certeza outros vão dar mais luz ainda ao novo ano.
beijo!
Feliz 2009 !!!

Ricardo

Anônimo disse...

Querida,

reafirmo que você é a cronista da nossa vida!
Impressionante como você descreve o que você/eu sente/sinto!!!
Amo ser sua amiga e estar nesse BONDE !!!!!!!!!!!

MIl beijos!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Falar que os seus textos são "mara" já se tornou repetitivo, mas com certeza ficarei emocionado com todos eles.
Que bom ter encontrado você na estrada da vida. Estou e estarei ausente por algum tempo, mas com certeza essa ausencia não diminuira o amor que sinto por vocês.
Beijos