sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Velhinho avisou...

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que serão nacionalizados pelo Estado".
Karl Marx, filósofo e economista, em “O Capital”, de 1867.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Vestibular Bonde do Dom

2009 pra mim começou diferente. Apesar de eu já ter ido à praia do Bonde no ano passado, só neste verão que comecei a frenquentá-la assiduamente. Como meus fins de semana têm sido bons com essa turma!... Vocês nem imaginam como me fazem bem, trazem luz e alegria pros meus dias. Depois de um domingo com o Bonde, a semana começa bacaninha!

Agora, quero saber quando vai sair o edital do vestibular pra ingresso no Bonde. Sei que o Sá anda articulando isso com o Ricardo e quero me preparar direitinho. Preciso conhecer as ementas e estudar bastante. Hoje, fiz um intensivão com as meninas do Bonde: Bia, Regina e Lúcia. Elas estão me ajudando a me preparar. Acho que quando a prova for marcada, estarei pronta. Se a banca não estiver de mau humor, acho que consigo a aprovação!

Estou louca pra ser mais uma integrante do Bonde do Dom!

Letícia

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O PLANTÃO RP INFORMA (2)

- Os cachês dos três atores mirins que protagonizam o filme foram depositados em um fundo, para que sejam apenas retirados quando completarem 16 anos. Além disto os produtores se responsabilizaram pela contratação de um motorista que os levará ao colégio todos os dias até que cheguem à mesma idade.
fonte: site Adorocinema

O PLANTÃO RP INFORMA...

Atores-mirins de "Quem Quer Ser um Milionário?" vão deixar favela
Publicidade - Folha on line

As duas crianças protagonistas do filme "Quem Quer Ser um Milionário?" --que moram realmente em barracos de Mumbai-- não ficaram milionárias, mas darão adeus em breve a sua favelas graças ao governo de sua região, que os presenteou com um apartamento após a vitória como melhor filme no Oscar.
Azharauddin Mohamed Ismail, 10, e Rubina Ali, 9. que vivem na favela de Garib Nagar, viajaram no último fim de semana a Hollywood para acompanhar o resto da equipe do filme, que ganhou oito estatuetas, incluindo a de melhor filme.
O pai de Rubina, Rafik, é carpinteiro em tempo parcial, enquanto o pai de Azharuddin, Ismail, vende ferro velho e móveis antigos.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO, BRASIL E O RIO DE JANEIRO

Cinema é a melhor diversão.
Ir ao cinema é um programa legal.
Ir ao cinema com amigos e depois sair por aí, falando sobre o filme, muitas vezes não tem preço.
No sábado de Carnaval, na cidade do Rio de Janeiro, foi o que fizemos. Três casais, seis amigos que podiam estar ainda cantando em algum bloco, foram assistir “Slum dog millionaire”.
O filme é muito bom, tem um som maravilhoso e valeu a pena ir ao Shopping Leblon, que eu detesto, mas que tem cinemas ótimos com um puta som, THX.
O ator principal está maravilhoso e há muitas leituras para o filme, sem dúvida.
Saímos andando, falando das nossas observações:
... tá na cara que Fernando Meireles inspirou o diretor!
... não! Parece que ele não viu Cidade de Deus!
... que som maravilhoso!
... o filme é muito barra pesada, mas é lindo!
... gente, as músicas são lindas!
... o que foi aquela cena ....

Decidimos ir à Academia da Cachaça, mas como estávamos no Rio de Janeiro à noite, escolhemos o caminho mais longo e mais seguro, via Ataulfo (de Paiva).
Onze da noite, grupos de foliões semi fantasiados, na maioria compostos por jovens, caminhava em direção à Ipanema e nós, no sentido contrário, em direção ao coração do Leblon.
Cruzamos a Afrânio.
O trânsito inexistente, provavelmente interrompido por algum bloco que ainda não víamos, deixava a rua silenciosa. Um estranho silencio para uma noite de Carnaval, na Ataulfo de Paiva.
Na esquina, uma vendedora de cerveja com seu isopor e uma amiga, colocava uma menina, que tinha a idade da protagonista do filme, para dormir num estrado de papelão sobre o banco ainda em bom estado, sobrevivente do RIO CIDADE.
Desviamos o olhar. Ainda assim esbarramos com mais gente dormindo ou se preparando para dormir na calçada em camas de papelão.
Eles eram muito silenciosos.
Eles costumam ser muito silenciosos diante da nossa opulência social, quando estão dormindo em nossas calçadas ou revirando nosso lixo.
Saímos de Bombaim, cidade do filme, India, e silenciosamente mergulhamos na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

A partir daí ficamos, repentinamente, a sós com os nossos pensamentos, com as desigualdades que sabemos existir, com as experiências pessoais de cada um de nós.

Estamos no Terceiro Mundo. Somos BRIC’s, a Índia também é e caminhávamos ...
Resolvemos mudar de endereço e seguimos para o SAMOA da Cupertino, um “japa-carioca”.

Nesse último trecho de caminhada, muita luz, muita gente sorrindo se alimentando na loja de sucos da esquina, muita gente feliz sentada em mesas na calçada.

Chegamos ao SAMOA. Procuramos uma mesa para 6, onde pudéssemos fumar e que fosse agradável. A solução seria mudar o lay out das mesas.

O bonde quando sai é assim meio “tribalista na irreverência”, “pé em deus e fé na taba”. Normalmente, barulhentos nessa irreverência layoutiana, mas o filme e os silenciosos desabrigados do caminho ainda estavam entre nós e, compreensivelmente eu acho, não estávamos barulhentos como de costume.

Nisso, um casal jovem que estava jantando, se ofereceu a mudar de mesa para que pudéssemos nos acomodar. E nós nem tínhamos pensado nessa hipótese.

Ficamos encantados e quase desconcertados com a gentileza.

Após o filme, após a realidade nua e crua que evitamos encontrar, mas que está presente no mundo e entre nós, recebemos um presente de um casal que não fazia idéia de nossas aflições.

Eles nos trouxeram de volta ao Rio de Janeiro que amamos, de gentileza, de simpatia, de alto astral.

O jantar estava ótimo, brincamos com tudo e nos despedimos com um estado de espírito bem melhor.

Encontrar gente legal no Rio de Janeiro, também não tem preço

P.S.: Escrevo isso após a vitória do filme no OSCAR.
Eu e Bia fomos dormir tarde e vimos a cerimônia do OSCAR até o fim.
Foi bonita a festa, pá!
Fiquei tão animado que fui pesquisar sobre o diretor, sobre outros filmes dele e li muitos comentários sobre o filme ganhador.
Tenho algumas convicções sobre estrangeiros do primeiro mundo descrevendo a realidade dos outros mas... estava gostando do que tinha lido.
Nisso volto à internet e leio mais notícias sobre o OSCAR.
A beleza da cerimônia, a foto do grupo com um dos atores adultos com as mãos nos ombros de um dos atores mirins aparecerá em todos os jornais e revistas do mundo ...
Mas tem mais e é instigante...
Antes que leiam aqui vai um viva a Fernando Meireles!
Saravá!



http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1010578-9798,00-APESAR+DE+FATURAR+U+MI+ATORESMIRINS+DE+SLUMGOD+MILLIONAIRE+AINDA+VIVEM+NA+P.html

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O PLANTÃO RP INFORMA...

Audrey Hepburn foi escolhida a atriz mais bonita da história do cinema de Hollywood, à frente de Angelina Jolie e de estrelas como Regina Varella, Bia Prado, Grace Kelly, Sophia Loren, Julia Roberts e Cameron Díaz, segundo uma pesquisa publicada no Reino Unido. Os entrevistados justificaram a escolha de Hepburn como a mais bela por "seu corpo e por seus olhos amendoados", enquanto Jolie conta com o apelo dos mais jovens.

O terceiro lugar ficou com Regina Varella, que é musa de Ricardo Pereira e atuou em clássicos como "A Bela de Ipanema" e "Disque R para Cantar".

Atrás de Regina Varella , os 2.000 cinéfilos consultados escolheram a sensualidade de Marilyn Monroe, a elegância de Sophia Loren e o charme de Bia Prado.

As atrizes que completam a lista de rostos mais belos do cinema são Catherine Zeta-Jones, Elizabeth Taylor, Keira Knightley, Halle Berry, Brigitte Bardot, Vivien Leigh, Nicole Kidman, Doris Day, Scarlett Johansson, Charlize Theron, Jennifer Aniston, Michelle Pfeiffer e Liv Tyler.

ACABOU O AMOR....

... ISSO AQUI VAI VIRAR UM INFERNO !
Já escutei esse terrível cântico das torcidas organizadas no Maracanã. Sempre me assustou. Mas na segunda-feira passada, eu encontrei um sentido pra ele...
Começaram as obras lá em casa...

Ricardo

domingo, 8 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O Bonde do Bem

Hoje almocei com a Regina, com o Ricardo e com a Joana.
Como sempre que estamos juntos, foi ótimo.
Chorei várias vezes durante o almoço escutando a Regina.
Sei que "ando tanto à flor da pele, que qualquer beijo de novela me faz chorar..."
Mas olhar pra minha amiga ali, falando coisas tão lindas, de um jeito tão doce e firme, me faz acreditar que, apesar de tudo, a vida é muito boa. Eu sou cercada das melhores pessoas do mundo.
Claudio K, Paulinha, Sá, Olívia, Ricardo, Regina, Joanita... é muita gente no bonde do bem.
Beijos,
Bia

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

RC EM RITMO DE AVENTURA

Amigos...

Quem for neste endereço...

http://www.patricksaviation.com/videos/Caribougnal/1694/

....poderá curtir cenas do filme do Rei que mostram um passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro dos anos 60.

Divirtam-se !

abs e bj

Ricardo

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Um sambinha pra alegrar a moçada...

Chega
Mart'nália - Mombaça

Não, não te quero mais
Agora eu que decido aonde eu vou
Não, não, não suporto mais
Prefiro andar sozinha como sou
Andar de madrugada feito traça, feito barata
feito cupim
Dizer pra mim que eu gosto mais de mim
Que eu sou assim e não tem jeito
Vai sair da minha vida
Você vai ter que mudar
Da minha casa, de atitude, chega
Ainda mais agora que eu vou viajar pra me livrar de você
Não quero mais ser seu amigo nem inimigo, nada.

Andar de madrugada feito traça
Feito barata feito cupim
Dizer pra mim que eu gosto mais de mim
Que eu sou assim
E não tem jeito
Pra entrar na minha vida
Você vai ter que mudar
Da minha casa, de atitude, chega
Ainda mais agora que eu vou viajar pra me livrar de você
Não quero mais ser seu amigo nem inimigo nada
Pra entrar na minha vida você vai ter que mudar
Da minha casa, os meus amigos e chega
Ainda mais agora que eu já viajei e me livrei de você
Não quero mais ser seu amigo nem inimigo nada
Pra você é o fim da estrada com você fechei a tampa
Da minha casa dos meus amigos, chega
Ainda mais agora que eu vou viajei
E me livrei de você
Não quero mais ser seu amigo nem inimigo nada
Pra você é o fim da estrada com você fechei a tampa.

Beijos
Bia

25 ANOS

Há 25 anos eu recebi um presente... Um presente que me transformou. Naquele momento, a saudade do posto nove, os papos filosóficos-políticos, os discos dos Beatles e do Rei, as certezas dos amigos, os gols do Flamengo, as reportagens especiais, todos perderam um pouco de importância...Eu senti que daquele instante em diante, outras emoções tomariam conta do meu coração....
Cada passo tinha que ser pensado, sem perder a espontaneidade. Cada palavra ganhava um novo peso. Um peso de seriedade, de felicidade e de luz... A partir dali, o Ricardo não era só o Ricardo. Não era apenas um jovem jornalista tentando se firmar na carreira, disposto a descobrir novas histórias, a revelar casos secretos, a descrever experiências emocionantes... A partir dali, como dizia o velho compositor cearense, não era mais apenas um rapaz latino americano, sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes... Agora o meu cpf tinha que engordar !
O futuro se apresentava com mais desafio, mais fascínio, mais mistério, mais mágica, mais descobertas e muito, mas muito mais emoções...
Há 25 anos, numa maternidade em Aracaju, o telefone tocou numa sala de espera, e a atendente disse “ sim, ele está, está muito nervoso..." Alguém disse alguma coisa do outro lado da linha e antes de me passar o aparelho, ela exclamou "ah, é um menino... É um menino !"
Uma lágrima correu pelo meu rosto. Mais uma, mais uma, muitas.... Um sonho se realizava. Um mundo novo começava a crescer... Naquele momento, ainda sem nome, mas com a certeza de muito amor, muita cumplicidade, muita vida e muitas histórias para contar...
25 anos depois daquela manhã, sentado na praia do Arpoador, cercado pela beleza do Rio, penso nessa história, na vida que acompanhei, curti, eduquei, deseduquei, ri, chorei, questionei, abracei, descobri, esperneei, apontei, vibrei, enlouqueci, tratei, brinquei, discuti, me emocionei... penso também no que vem por aí e agradeço, orgulhoso, sensibilizado, e totalmente “coruja” o filho que tenho...

Feliz Aniversário, Rodrigo !