Impressionante. Hoje por conta dessa notícia...." A cantora sul-africana Miriam Makeba, conhecida no mundo como "Mama África", morreu na madrugada desta segunda-feira, 10, após um show no sul da Itália. Aos 76 anos, a artista era um símbolo internacional contra a segregação racial e tinha entre seus sucessos a música Pata Pata. Ela morreu seguindo suas convicções, após fazer um show em homenagem a um escritor italiano que vem sofrendo ameaças da máfia."
... lembrei da primeira vez que ouvi "Pata,Pata". Estava em casa assistindo ao programa da Jovem Guarda na TV Rio...Todos os cantores que participaram do programa encerraram a transmissão cantando o que o rei Roberto chamou de uma nova mania que estava tomando conta da garotada. Fiquei impressionado. Não entendi nada mas o balanço era fantástico.
Tempos depois, ouvi na escola a popular versão " tá com pulga na cueca ? Já vi, vou matar " E fiquei imaginando o que a letra verdadeira significaria...
Mas o ritmo, a alegria e a interpretação da Makeba eram fortes demais pra gente se preocupar com as palavras. Era o som da Africa, a esperança da musicalidade negra, pura energia de uma raça tão explorada.
Numa parte da canção, ela fala em inglês:
"Pata Pata" is the name of a dance ... we do down Johannesburg way. And everybody ... starts to move ... as soon as "Pata Pata" starts to play - hoo ...l
Dona Miriam tem uma história de luta... Morreu feliz, cantando por uma causa.
Ricardo
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Essa música fez parte da minha infância... adorei o texto!
beijos
Adoro ler seus textos contando suas memórias afetivas! Musicais, tá bem?
Beijos, te amo.
Como sempre os seus textos são ótimos.
Acredito que essa musica como disse a Bia fez parte da infância da galera acima dos 40.
Cada vez que leio um texto seu e da bia, penso que poderiamos editar um livro de vocês.
Abraços
Postar um comentário