domingo, 29 de novembro de 2009

Flamengo

Sou Flamengo e nem sei porquê...
Não foi influência do meu pai, nem de ninguém da família...
O meu melhor amigo na infância torcia por outro time...

Sou Flamengo e a minha mais antiga lembrança dessa felicidade vem do ano de 1963. Tinha 6 anos, sofria pelo rádio num empate dramático de um Fla-Flu histórico( o maior público em jogos de clubes no Maraca),que terminou zero a zero e deu ao Flamengo o título de campeão carioca. E da favela, na frente da casa da minha avó, pipocaram os fogos. Um tio me disse, pra tentar me provocar, que era ali que estava a minha torcida. Não adiantou. Tive mais orgulho ainda de ser rubro-negro...

Sou Flamengo contra tudo e contra todos...
Nos anos sessenta, no meu colégio, ia com o manto rubro-negro por baixo do uniforme, na vitória e na derrota... E quando me perguntavam, respondia: Uma vez Flamengo, sempre Flamengo...

Sou Flamengo de ir ao Maracanã na adolescência nas noites de sábado, tardes de domingo, dias de semana... E se me questionavam porque eu ia trocar uma festa para assistir a Flamengo e Portuguesa, sem nenhuma chance de título, eu dizia: Se eu não for, que torcedor eu sou ?

Sou Flamengo de Manicera, Onça, Fio Maravilha, Michila, Beijoca, Adãozinho, Vicentinho, Mineiro, Manguito, Jaílson e outros cabeças de bagre... Mas que naqueles momentos, na santa luz do Maracanã, poderiam por um lance, por um gol, por um instante infinito, serem deuses na minha insanidade saudável...

Sou Flamengo do orgulho da arquibancada misturada. Do cheiro de suor ao perfume da moda. Dos cabelos brancos,cansados aos ralinhos de quem, no colo do pai,tem muita energia pra torcer.Das camisas puídas, rasgadas pelo tempo, pelo uso, às compradas na butique mais chique. Das desdentadas às musas. Dos que falam "framengo" aos que escrevem poesia.

Sou Flamengo de Zico, o maior ídolo, a maior inspiração, Deus de carne, osso e coração rubro-negro...

Sou Flamengo de Raul, Leandro, Júnior, Andrade, Adílio, Carpegiani, Lico, Tita e Nunes. Preciso dizer mais alguma coisa ?

Sou Flamengo de chorar em cada título com lágrimas de menino, pétalas do coração.
De me sentir pequeno diante de tanta emoção. De me sentir sem merecer tanta alegria, de me sentir personagem de um sonho que nunca mais vai terminar...

Sou Flamengo de sair do jogo antes da hora quando a derrota é inevitável, embora já tenha esquecido se isso um dia aconteceu. De ter todos os argumentos do mundo para provar que o Flamengo é o melhor, mesmo naqueles momentos em que os fatos apontam outras verdades. Nessa hora, pior para os fatos...

Sou Flamengo mas não sou Romário, craque genioso que um dia pensou ser maior do que a Nação... Imperdoável.

Sou Flamengo e sérvio como o Pet, argentino como o Doval, paraguaio como o Reyes...porque ao vestir o manto, somos todos a mesma nação...

Sou Flamengo e me sinto feliz de dividir essa paixão com amigos como o Sá, Bia, Alexandre, Claudio Octavio, Sidinho, Samuel, Bernardo, Luís Gustavo, Marquinhos, Luís Felipe ( onde eles estiverem ) e tantos outros que encontrei neste caminho...

Sou Flamengo e me orgulho de deixar essa herança no coração do meu filho.

Sou Flamengo e me emociono de saber que influenciei o meu pai a fazer parte da família rubro-negra. E imagino ele, lá em cima, na arquibancada do céu, de riso tímido mas feliz com a nossa alegria...

Sou Flamengo e amo a Regina, o mais belo Fla-Flu da minha vida...

Sou Flamengo e apesar das sandices do Adriano, das esquisitices do Leonardo Moura, dos passes errados do Willians, das presepadas do Bruno, dos erros do Juan, das cachaças do Zé Roberto, agradeço....Porque hoje, e por pelo menos uma semana, vou me sentir mais perto do céu...

Ricardo

7 comentários:

Regina disse...

Como é a vida ...
Na adolescência nem pensar em namorar flamenguista!
Afinal, sou tricolor de coração e também de ter frequentado muito o Maraca!
Os deuses do futebol e meu pai lá do céu me armaram uma boa: o amor da minha vida é Flamengo !!!!!
E no nosso Fla x Flu cada um torce pelo outro, menos quando um está contra o outro. Nesse caso um empate será sempre o melhor resultado.
Ricky, meu coração tricolor está muito feliz com a sua felicidade!

Beijos, te amo.

bia disse...

Sou Flamengo e me orgulho de dividir com Sá, vc, minha filha, Sidinho, Ana, Elisa, Pedro, Joana [nossa FlaSidinho], Bruno, Joanita, Carol, Lelê e um monte de amigos maravilhosos!!!
Estamos muuuuuuito felizes!
Temos de ver todos juntos o último jogo, uuuuuuuuuuh, rá!
bj

bia disse...

Rodrigo tb é um companheirão!!! Como que ele não entrou na lista acima??? Sorry, Rô!

Já Regina, é a melhor fluminense pra fofocar comigo qndo o jogo tá chato, né queridona?

E o meu filho, me deixa dividida... Não gosto qndo o São Paulo perde, hahahahahahaha.
bjs

Sá disse...

Moru,
Num patropi,
Samus Flamengo!

Num cei iscrevê mais cei lê!

Mandou benzão , Ricardo

Anônimo disse...

É bom, muito bom ter um amigo que escreve muito bem, consegue colocar no papel tudo o que um rubro-negro pensa.Estavamos em NY no dia do jogo com o Corintians e um cara que vendia cachorro quente defronte ao Metropolitan ao me ver com a camisa do Mengão(aquela da sorte, branca de mangas compridas)veio falar que hoje não poderia acontecer nada além da vitória. É isso aí, até em NY não dá pra não ter torcida.
Vamos juntos até o título.
Sidinho

Elisa disse...

Ricardo, que texto lindo. Chorei! Estou aqui no computador ansiosa pelo jogo de amanhã e as horas não passam. Meu amor pelo Flamengo veio do sangue. Meu sangue é rubro-negro mesmo. E eu agradeço ao meu pai que sempre me incentivou, me levou no Maraca (minha primeira vez foi no meu aniversário de 93, Flamengo x botafogo, Mengão ganhou de 1 x 0) e fez esse amor crescer dentro de mim. Minha vida não existe sem o Flamengo. É um amor inexplicável. Às vezes, eu nem queria que fosse assim, porque não causaria em mim tanto sofrimento. Mas quando vem um título, vejo que tudo vale a pena. Não existe emoção maior do que entrar no Maraca lotado e ver aquela torcida maravilhosa cantando. CHEGOU A HORA, É A NOSSA HORA! VAMOS, MENGÃO! VAMOS SER CAMPEÕES! Beijos rubro-negros pra flamenguistas, tricolores, vascaínos e botafoguenses. Os cariocas precisam se unir para trazer o Rio de volta à elite do futebol brasileiro. Vamos deixar a rivalidade só para dias de clássico.

Bernardo Tabak disse...

Sou Flamengo, e sei bem que um dos motivos é aquela camisa que vc me deu, quando eu era bem pequeno. A camisa se perdeu em um jogo de Libertadores, quando a levei para dar sorte. Superstição de botafoguense... Perdi minha linda primeira camisa e aprendi que superstição de flamenguista chama-se: raça. Mas já comprei e ganhei vários mantos sagrados ao longo dos títulos. Já assisti ao Flamengo ser campeão mais de dez vezes. Sempre que pude, estava no Maracanã. Sou Flamengo e sei bem porquê, Ricardo. E te agradeço por ter me passado essa paixão. Forte abraço e Feliz Libertadores e Mundial 2010, Bernardo